Adriana Freire's profile

Bibliotecário automático (Automatic Librarian)


Sobre o Site
O Bibliotecário Automático é uma ferramenta que surgiu da necessidade de ter um lugar no mundo digital que reunisse de forma organizada as estatísticas dos reports de campeonatos de Magic The Gathering no formato Commander Leviathan. 

Com recursos voltados para pesquisa de reports do formato no Brasil e no mundo, a busca por informações assertivas torna-se fácil e organizada através de filtros como: Nome do comandante, Localização (Cidade ou País) e Período de tempo (por ano ou por intervalo de tempo), além disso o site ainda informa quais são os Top 10 Decks mais vencedores, assim como quais são os Top Decks mais frequentes da temporada.

Pesquisa: 
Objetivos: 
Qual a relevância do projeto? 
Magic The Gathering foi o primeiro jogo de cartas colecionáveis, lançado em 1993, inspirando jogos como Yu-Gi-Oh!, Pokémon TCG dentre outros, atualmente MTG continua sendo o jogo mais popular dessa categoria.

Dentro do MTG existem diversos formatos, mas o formato Commander foi criado pelos jogadores, não pela empresa (Wizards of the cost). Esse formato alcançou grande popularidade, sendo o mais jogado e que atualmente também passou a ser o formato mais apoiado pela Wizards.

O Commander Leviathan é uma variação do formato Commander, também feito pela comunidade, a sua peculiaridade é que ele é um formato feito pra jogar um contra um, além disso ele possui outra lista de cartas banidas (cada formato possui uma lista de banimento).

A comunidade internacional desse formato é grande e vem aumentando com o tempo, atualmente existe um site (Commander Leviathan), onde é possível ver os reports e obter outras informações a cerca dos eventos, porém esse site não possui banco de dados e não tem uma forma organizada de como demonstrar as estatísticas do formato, esse é um trabalho que vem sendo feito pelos organizadores manualmente usando o Excel.

A criação do Bibliotecário Automático (Automatic Librarian) é importante pra reduzir esse trabalho manual e deixar essas informações públicas e organizadas para todos os usuários, tornando mais fácil o acesso e o entendimento do metagame, assim como as escolhas de quais são as melhores cartas no formato.

Sobre a Ideia 
Este é um projeto pessoal idealizado pelo talentoso  Adryann Millos, um experiente desenvolvedor Fullstack e apaixonado por MTG, que acreditou no meu potencial para tirarmos o projeto do papel e nos divertir juntos, além disso também contamos com o apoio da comunidade de Magic The Gathering.

Sobre o processo
Quando falo sobre a Desck Research eu costumo brincar dizendo que "não se pode criar para algo que você não conhece" então considero de extrema importância essa etapa de pesquisa dentro do processo de UX Design.

No processo de um projeto sempre começo fazendo a Matriz CSD, onde deixo que meus pensamentos a cerca do problema me conduzam as Certezas, as Suposições e as Dúvidas, em seguida faço o mapa relacional e dou início real a “Pesquisa de mesa”, onde utilizando a internet consigo coletar informações relevantes sobre o problema, nessa fase também gosto de aplicar um formulário sobre o tema para saber o que é e como o público alvo pensa.


Depois da análise e seleção de dados importantes, vou para o Blue Print, a definição do público alvo, a criação de personas e a aplicação do mapa de empatia.




Arquitetura da informação aplicada

A partir do momento que fecho os pontos começo a pensar fora da caixa, vou analisando as soluções que cabem no problema e a medida que uma delas é selecionada, vou criando a jornada do usuário e projetando através da arquitetura da informação o esboço inicial de todas as funcionalidades do projeto, nesse caso um Site.



Mapa do Site

Durante o avanço do esboço faço o mapa do site, uma ferramenta que me permite checar os pontos principais do projeto e se esses pontos fazem sentido para solucionar as dores dos usuários. 
Nessa etapa, todas as seções, subseções e ações são projetadas em uma teia que permite uma melhor visualização. 


Telas
Agora que já defini a estrutura e escolhi qual é o tipo de produto digital que mais se aproxima da solução do problema, começo a criar os esboços das telas denominados de Wireframes, no qual adiciono a copy para que ao apresentar para o (usuário/cliente) seja possível fornecer para ele um norteamento o mais próximo possível do produto final.

Após a apresentação e a discussão a cerca dos principais pontos do projeto reviso os wireframes e sem seguida começo a criar as telas definitivas, nessas telas a identidade visual do cliente é aplicada e é nessa etapa que começamos a perceber a beleza do UI Design visualmente e funcionalmente.

Para garantir que está tudo funcionando como imaginamos, o protótipo é apresentado para a comunidade e é claro, aguardamos pelos feedbacks.
Wireframes:
Telas com a identidade visual aplicada: 

Protótipo
Nessa fase temos um "esboço funcional do site", capaz de proporcionar ao usuário a sensação de estar utilizando um produto digital que já está codificado. 


Testes de usabilidade
Para esse projeto contamos com a ajuda da comunidade de Commander Leviathan.
O teste consistiu remotamente através de um formulário contendo o link do protótipo e instruções para seu uso, no mesmo documento é fornecido em conjunto um link que contém um formulário onde são realizadas perguntas em relação a usabilidade do Site, com a coleta de dados a cerca do formulário, analiso e construo um novo mapa, afinal sempre dá para melhorar um pouquinho! 

Conclusão
O principal objetivo foi concluído, organizar as informações e manter os dados atualizados para orientar e ajudar os jogadores da comunidade de Magic The Gathering através das estatísticas do formato Commander Leviathan.

Se você me acompanhou nessa jornada de UX/UI Design até aqui, agradeço pelo seu tempo e apoio.  

Bibliotecário automático (Automatic Librarian)
Published:

Owner

Bibliotecário automático (Automatic Librarian)

Um site que utiliza um bot para capturar dados acerca dos reports em Magic The Gathering no formato Commander Leviathan, reunindo e organizando e Read More

Published:

Creative Fields